Giba Assis Brasil

Bookmark and Share

Saginaw

Dois anos atrás, meu ex-colega de Aplicação Pedro Licht comentou em uma lista de e-mails que, por motivos profissionais, estava escrevendo dos Estados Unidos, mais exatamente de uma cidade do Michigan chamada Saginaw. Na hora, me bateu um flashback, uma madeleine, um cheiro de goiaba: um verso perdido de uma velha canção de Simon e Garfunkel chamada, muito apropriadamente, "America":

"It took me four days to hitchhike from Saginaw
I've come to look for America"

Faz quase 40 anos. Mas eu lembro do meu prazer adolescente ao descobrir no dicionário que hitchhike era carona (no caso, viajar de carona), de juntar os pedaços e perceber a relação entre a primeira e a segunda frase, do cuidado que eu tinha que ter ao levantar e colocar a agulha do toca-discos de novo no início de cada estrofe, da dificuldade em pronunciar com os acentos corretos aquele dodecassílabo em particular, e do mistério final daquele lugar de onde o narrador levou tanto tempo pra sair. Nunca pensei que aquilo fosse uma cidade de verdade. Ou pior, que eu conhecesse alguém que um dia fosse me escrever de lá.

Segundo a Wikipédia, Paul Simon compôs "America" na ACM de Saginaw, depois de ter feito um show por lá, entre 1967 e 68 - embora ele, quando perguntado, diga que não lembra de nada, "it was the sixties, you know?" E os dados demográficos são esclarecedores: a cidade tinha 62 mil habitantes em 2000, e 56 mil em 2007. Parece que, hoje em dia, Simon conseguiria carona mais rápido.

"Kathy, I'm lost, I said, though I knew she was sleeping
I'm empty and aching and I don't know why"

Ainda segundo a Wikipédia, a tal Kathy, que dormia enquanto ele estava perdido, é uma referência a Kathy Chitty, com quem ele teve um relacionamento quando morava na Inglaterra, em 1965.

"So we bought a pack of cigarettes and Mrs. Wagner's pies
And we walked off to look for America"

Já as "Mrs Wagner's pies" eram tortas embaladas e vendidas em fatias individuais, por uma empresa de Ocean Grove, New Jersey. Mas elas pararam de ser fabricadas (olha só que precisão) em 11 de julho de 1968.

"Counting the cars on the New Jersey turnpike
They've all gone to look for America"

No entanto, a cidade se move. Nasceu em Saginaw o músico Isham Jones, autor de "It had to be you", um clássico gravado pela Billie Holiday e que o Jorge e o Leo recentemente colocaram na trilha de "Saneamento básico, o filme". Também é de lá o ator-cowboy Tim McCoy, mais conhecido por ter casado com a jornalista sueca Inga Arvard, que conseguiu a façanha de ser amante do Hitler E do Kennedy. Outra filha ilustre de Saginaw é a tenista Serena Williams - apesar de que a irmã mais velha, Venus, nasceu na California. E também, pra fechar a lista, o recordista de prêmios Grammy, Steveland Hardaway Judkins, que a gente aprendeu a chamar de Stevie Wonder - e que o Gerbase mencionou neste blogue ainda esta semana.

Engraçado é que Saginaw se tornou conhecida não pelo Stevie, mas por outro músico pop surgido mais ou menos na mesma época, e que talvez tenha enxergado na cidade alguma coisa que o seu filho mais famoso não viu.

Simon e Stevie
Paul Simon e Stevie Wonder: qual dos dois tornou Saginaw conhecida?

TEM MAIS

Paul Simon cantando "America" em Tóquio, 1991.

Faça turismo virtual em Saginaw.

Em outubro do ano passado, Saginaw voltou a chamar a atenção do planeta, quando a polícia local prendeu um homem de 29 anos que estava tendo relações sexuais com um aspirador a vácuo, na lavadora de carros onde trabalhava. Não sei se ele perdeu o emprego, de que crime ele foi acusado nem quanto tempo ele levou pra conseguir uma carona e sair da cidade. Mas, se é pra procurar pela América, confesso que Saginaw subiu no meu conceito.
 

Enviado por Teo Meditsch em 04 de junho de 2009.

Giba : Saginaw é demais! Pra sorte dos que não ficaram é lógico! Se tivesse algum pretenso escritor por lá, ele brindaria a sua ilustre cidade with a master piece called "Wanigas". Deu pra tí baixo astral vou pra Wanigas... Dio Cristo!

Enviado por Fernando Marés em 27 de maio de 2009.

"e que talvez tenha enxergado na cidade alguma coisa que o seu filho mais famoso não viu." Hehehe, sacaneou...

Enviado por Milton do Prado em 21 de maio de 2009.

Giba, me tira uma dúvida: a piada final com a deficiência visual de Steveland Hardaway Judkins foi proposital?

Enviado por Giba Assis Brasil em 31 de maio de 2009.

Puxa vida, Milton... Humor, humor...