Jorge Furtado

Bookmark and Share

Como todo mundo sabe

COMO TODO MUNDO SABE, as artes são, ou eram, sete: música, dança, pintura/desenho, escultura/arquitetura, teatro, literatura e cinema, isso em ordem de invenção, é o que dizem.

A música é a primeira, a mais antiga, alguns animais cantam, alguns até gravam discos. A dança é a segunda arte, conseqüência inevitável da música, foi só ouvir o sapo cururu na beira do rio e alguém começou a sapatear, se é que é possível sapatear de pés descalços.

Tenho dúvidas da ordem a partir do terceiro colocado: pintura ou escultura? Primeiro riscamos o chão com um galho ou primeiro modelamos uma bolinha no barro? Telhado é arte? Porta é escultura? Quem primeiro contou uma história estava fazendo literatura ou teatro?

A fotografia, próxima a ser inventada depois de 4 mil anos sem novidades na lista, se mosqueou pensando ser ciência e perdeu o lugar para o cinema, que virou a sétima arte. A nona arte, dizem, são os quadrinhos. E a décima? Rádio? Televisão? Videogames? Culinária? Pornografia? Moda?

Recapitulando:

   1. Música
   2. Dança
   3. Pintura / Desenho
   4. Escultura / Arquitetura
   5. Teatro
   6. Literatura
   7. Cinema
   8. Fotografia
   9. Quadrinhos
  10. Outros

A lista das 10 artes aqui serve só para puxar e organizar a conversa no blog. Futebol, política, fofocas, impressões matinais? Tem mas estamos em falta.

Além dos textos novos, vou usar este blog para republicar textos velhos e semi-novos e indicar sites. Prometo escrever, no máximo, uma vez por dia. E no mínimo uma vez por semana.

Começou.

Enviado por Mariana Berté em 10 de janeiro de 2008.

Jorge, tenho grande admiração pelo teu trabalho e agora ainda com este Blog, muito bom! Continue assim! Estou ansiosa para ler os seguintes... Abraço!

Enviado por Maximiliano Marques em 10 de janeiro de 2008.

Com certeza vou aprender muito lendo seu blog. Um abraço.

Enviado por Tammíris em 11 de janeiro de 2008.

Cinema é arte? Ou é comunicação? Comunicação é arte? E Televisão? É comunicação. E porque não arte? Ok.

Enviado por Helena em 17 de janeiro de 2008.

Bacana este espaço. Site que se preze tem que ter nem que seja um cantinho para a interatividade. Claro que isso também gera, às vezes, incomodação. Vendo tu começares por "Como todo mundo sabe...", sei que isso não é verdade. O último vestibular da UFRGS está aí para provar. Muita gente não sabe nada. Teve até quem falasse que o Sítio do pica-pau amarelo era do Mario Quintana!!! É...caro colega jornalista, não é tão simples. Um abraço

Enviado por Luiza Prestes Karam em 17 de janeiro de 2008.

Poxa, só agora fiquei sabendo do blog de vocês. Gostei da idéia! Esses tempos mesmo estava eu sem ter o que fazer, enumerando as sete maravilhas do mundo e os sete pecados capitais, quando pensei nas artes. Não sabia exatamente quais eram. Sabia que o cinema era a sétima, mas e as outras? Nem precisava ser na ordem, Literatura, Pintura, Cinema, Música e Teatro. Faltavam duas. Eita, "ingnorança", desprezei a dança e esqueci a escultura. Agora já sei! Se cair no programa de perguntas do Sílvio, acertarei.

Enviado por Jorge Furtado em 10 de janeiro de 2008.

Alô Mariana Eu estou ansioso para ler os seguintes também. Este é o meu primeiro comentário, nem sei como funciona direito. Alô testando... Abraço, Jorge

Enviado por Jorge Furtado em 18 de janeiro de 2008.

Alô Tammíris A definição de arte é uma encrenca. Picasso: "Arte é tudo o que a natureza não é." E. H. Gombrich: "Não existe arte, existem artistas". Abraço, Jorge

Enviado por Jorge Furtado em 18 de janeiro de 2008.

Alô Helena O "Como todo mundo sabe" é provocação, brincadeira. Eu mesmo não tinha a menor idéia de quais eram as Sete Artes antes de pesquisar para escrever no blog. Só sabia que o cinema era a sétima. Mesmo não sabendo quase nada sobre absolutamente quase tudo, devemos manter aquilo que o Umberto Eco chama de nosso "extraordinário esforço de decifração", a idéia vaga, imprecisa, de que há algo para saber e ir a luta. Outra coisa: não sou jornalista. Abraço, Jorge

Enviado por Jorge Furtado em 18 de janeiro de 2008.

Alô Luiza Também gosto de listas, são divertidas. Abraço, Jorge

Enviado por Adriana Franciosi em 25 de janeiro de 2008.

Jorge....tenho fotografado vcs da casa por muitos anos para a Zero hora.Legal este espaço criado por vcs. E adoraria ver a opinião e crítica dos filmes que estão passando em POA. Como por ex "a Vida dos Outros", " O Caçador de Pipas" entre outros. Abraços

Enviado por Dani Chang em 25 de janeiro de 2008.

Sugestão para a 10 arte: gastronomia, a única arte que visa ser destruída.

Enviado por Armando em 27 de janeiro de 2008.

Já era (no sentido literal e no figurado) leitor dos textos de vcs no Portal Literal, do Terra, e é com prazer que volto a relê-los (ops) aqui ... A propósito de listas, li uma entrevista sua na ZH onde vc fez a lista dos seus dez filmes preferidos, que coincidiu com a minha, como por exemplo: - Paris Texas - Win Wenders. - Próxima Parada, Bairro Boêmio - Paul Mazursky. - Cidadão Kane - Orson Welles. - Um Estranho No Ninho - Milos Forman. - Os Dez Mandamentos - Cecil B. de Mille. - Sexo, Mentiras e Videotapes - Steven Soderbergh. Seriam esses e mais quatro, que não lembro ... Pediria que vc confirmasse, e caso lembre, completasse a lista. Parabéns pelo trabalho. e um abraço.

Enviado por Jorge Furtado em 29 de janeiro de 2008.

Gostei muito da "Vida dos Outros", grande roteiro, ótimos atores. "E pensar que pessoas como vocês um dia dirigiram um país!" Abaixo as ditaduras! Todas, de todos os tipos.

Enviado por luciana em 14 de fevereiro de 2008.

Ola Jorge!!Estou fazendo um curso de artes visuais,mas adoro a gastronomia e existe uma polemica entre arte x gastronomia ,muitos dizem que a gastronomia não é arte ,mas discordo ,então gostaria de fazer meu tcc sobre esse tema,vc poderia me ajudar em algo? Obrigada

Enviado por Armando em 22 de fevereiro de 2008.

Volto para me desculpar por uma gafe: os textos a que me referi no comentário anterior eram no Terra Magazine, e não no Portal Literal. A minuciosa matéria sobre o Picasso do INSS, e o texto saboroso do Giba sobre os palíndromos, por exemplo, são leituras que compensam a garimpagem por informação de qualidade na internet, e que neste blog terão continuidade. Um abraço.

Enviado por Jorge Furtado em 04 de março de 2008.

Alô Luciana Se num filé há beleza, se é bonito o que se come, se gastronomia é arte, não sei. Mas quero a minha parte, que essa conversa deu fome: que horas vão por a mesa?