Fantasias de uma dona de casa

FANTASIAS DE UMA DONA DE CASA
(HDV, 8 x 15 min, cor, 2008-2009)
(janela 1.77, som digital estéreo)
 

Série em duas temporadas para RBS-TV, num total de 8 episódios

Carmem, dona de casa e professora de violino, é casada há mais de 20 anos com Edgar, dono de uma floricultura. De vez em quando, Carmem tem as suas fantasias: um desejo de dar um tapa no marido e ser beijada em seguida, uma vontade de aprender dança de salão, ou de pintar o cabelo de roxo.

PRIMEIRA TEMPORADA (2008)

Direção: Ana Luiza Azevedo

Roteiros: Márcio Schoenardie e Pedro Furtado
/ a partir de personagens criados por Beto Philomena
Direção de Fotografia: Juliano Lopes
Direção de Arte: Rita Faustini
Música: Jean Presser
Montagem: Alfredo Barros e Bruno Carvalho
Direção de Produção: Glauco Urbim

Produção Executiva: Nora Goulart e Luciana Tomasi

Elenco principal:
Mirna Spritzer (Carmem)
Lisa Becker (Suzana)
Careca da Silva (Edgar)
Irene Brietzke (tia Ivone)
Eliane Steinmetz (Soraya)

CRÉDITOS COMPLETOS DA PRIMEIRA TEMPORADA

CRÍTICA

"Ainda que sejam ficção, essas histórias curtas abordam temas muito próximos daqueles vivenciados por mulheres de quarenta anos, enfastiadas com suas vidas e preocupadas com o envelhecimento e a aparência, que buscam conferir um sentido mais profundo à sua existência. (...) Carmem, de certa maneira, acaba por fugir do estereótipo da típica dona de casa enfarada com sua vida, carregando o melhor de vários mundos - incluindo o masculino. Diante dos impasses, a personagem opta sempre pela solução mais imprevisível, por vezes até surreal, que tem à mão, o que não quer dizer que se distancie do cotidiano."
Elizabeth Bastos Duarte, UFSM, 2009


EPISÓDIOS DA PRIMEIRA TEMPORADA
01 / INICIALIZANDO
(exibido em 07/06/2008)
Carmem começa a se corresponder pelo computador com a amiga Suzana, que mora na Dinamarca. Seu marido Edgar viajou a trabalho e Carmem decide rever um antigo pretendente encontrado na internet. Mas a inesperada visita da tia Ivone poderá atrapalhar seus planos.
02 / SÃO TANTAS EMOÇÕES
(exibido em 14/06/2008)
Ao perceber que Carmem tem o mesmo visual desde os anos 1970. sua amiga Suzana lhe manda de presente, da Europa, uma nova tinta para os cabelos. Ao mesmo tempo, a tia Ivone é sorteada para um show com o ídolo de Carmem, recebendo o direito a entrar no camarim.
03 / QUE VIAGEM!
(exibido em 21/06/2008)
Carmem quer viajar para Monteviéu, mas Edgar só pensa em economizar. Suzana, a amiga que mora na Dinamarca, está cheia de novidades de sua mais recente visita a Paris. E, num bate-papo via computador, convence Carmem a passar um final de semana sozinha no Uruguai.
04 / QUEM NÃO DANÇA, DANÇA
(exibido em 28/06/2008)
Ao passar com as compras do supermercado por uma academia de dança, Carmem resolve aprender dança de salão com o marido. Mas Edgar não está interessado no assunto, e insiste que nunca soube dançar.

 A série foi desenvolvida a partir dos personagens criados para o episódio "O Bochecha", da série "Contos de inverno 2002".

VER INFORMAÇÕES SOBRE A SEGUNDA TEMPORADA