Grandes cenas

GRANDES CENAS
(HD, 22 x 15min, cor , 2016)
(janela 1.77, som digital estereo)
 
Série em 22 episódios para o Canal Curta
 
Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grande Cenas busca relembrar cenas marcantes do cinema brasileiro e sul-americano.

Projeto selecionado na Chamada Pública BRDE/FSA - PRODAV 02/2012
Direção e Roteiros: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno
Produção Executiva: Nora Goulart
Apresentação: Matheus Nachtergaele
Direção de Fotografia: Bruno Polidoro
Direção de Arte: Gert Seewald
Direção de Produção: Bel Merel (Brasil) / Federico Posternak (Argentina)
Montagem: Giba Assis Brasil, Jonatas Rubert, Joana Bernardes
Som Direto: Rafael Rodrigues (Brasil) / Facundo Gomez (Argentina)
Trilha Original: Maurício Nader
 
EPISÓDIOS
 
CRÉDITOS COMPLETOS
 
CRÍTICA

"O episódio de estreia de GRANDES CENAS traz a antológica cena 'A Regressão', do filme 'Pixote, a lei do mais fraco' (1980), dirigido por Hector Babenco. Nela, a personagem Sueli, uma prostituta interpretada por Marília Pêra, amamenta Pixote, o menino de rua vivido pelo ator Fernando Ramos da Silva. No episódio, gravado meses antes da morte de Babenco, ocorrida em julho deste ano, o diretor comenta a naturalidade que envolveu a cena: 'Aquilo raramente acontece entre atores, uma cumplicidade sem palavras. Eu acho que foi uma coisa sublime, uma palavra muito difícil de ser usada por um ateu como eu, mas foi como um ritual, uma coisa meio mágica'."
(Samuel Possebon, Tela Viva, 10/11/2016)

"São muitos os filmes que se eternizam na memória coletiva fragmentados em cenas capazes de estenderem sua força e beleza ao conjunto todo. Como a câmara em movimento que circunda Norma Bengell em Os cafajestes, a anárquica cerimônia de coroação de Terra em transe ou a galinha em fuga de Cidade de Deus. Na série GRANDES CENAS, que o canal por assinatura Curta! estreia nesta quarta-feira, serão analisadas a cada semana sequências antológicas do cinema latino-americano."
(Marcelo Perrone, Zero Hora, 15/11/2016)
"O objetivo é dissecar cenas consideradas antológicas do cinema brasileiro. A desta quarta-feira, 23, é exemplar. Quem vê Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, é desde logo apanhado pela cena inicial da perseguição à galinha. De certa forma, ela é o 'gancho' que vai prender o espectador por todo o filme. (...) Na próxima semana, Fernanda Montenegro vai lembrar a cena do feijão em Eles Não Usam Black-tie, de Leon Hirszman. Nós, cinéfilos, só temos de agradecer. A série honra as grandes cenas que a inspiram."
(Luiz Carlos Merten, O Estado de S. Paulo, 23/11/2016)