A Olimpíada passou por aqui

(HD, 5 x 18min, cor , 2016)
 
Sete cineastas cariocas ou residentes no Rio de Janeiro revelam diferentes olhares sobre os Jogos Olímpicos de 2016: Cavi Borges (Refugiados), Christiana Alcazar e Roberto Berliner (Enquanto Isso), Isabel Joffily e José Joffily (Vidigal Olimpo), Maria Augusta Ramos (Alvo) e Rafael Figueiredo (Como ser Herói).
 
 
São registros únicos da passagem das Olimpíadas no Brasil, cujas abordagens inusitadas e sensíveis vão além da cobertura jornalística focada no imediatismo do factual. Aqui, a ideia é priorizar a diversidade de cenários, assuntos, sotaques e público documentados. 
 

*Estreou no SPORTV em 19 de dezembro de 2016
 
Direção Geral: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
Produção Executiva: Nora Goulart
Uma coprodução entre Sport Tv/Globosat e Casa de Cinema de Porto Alegre.
 

Sinopses dos episódios:
 
COMO SER HERÓI 
Direção: Rafael Figueiredo
 
Em uma escola de Curicica, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma turma do 4º ano desenvolve uma série de atividades ligadas às Olimpíadas. "Como ser herói" revela como a expectativa com a proximidade dos jogos olímpicos interfere na rotina escolar dos alunos e desperta as crianças para questões como trabalho em equipe, competitividade, solidariedade e conhecimento sobre a cultura de outros países. 
 
 
VIDIGAL OLIMPO
Direção: Isabel Joffily e José Joffily
 
Michel Borges, Patrick Lourenço e Luiz Fernando da Silva têm coisas em comum: nasceram e treinaram boxe no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. Os três lutam profissionalmente. Os dois primeiros competiram nas últimas Olimpíadas e o terceiro tem grandes chances de representar o Brasil em Tóquio, no Jogos Olímpicos de 2020. “Vidigal Olimpo” registra esse encontro.
 
 
REFUGIADOS 
Direção: Cavi Borges
 
História do judoca refugiado Popole Misenga que fez parte da primeira equipe de refugiados nos Jogos Olímpicos Modernos. 
 
 
ALVO 
Direção: Maria Augusta Ramos
 
"Alvo" é um ensaio fílmico que realiza um contraponto entre as Olimpíadas Rio 2016 e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Por meio de uma montagem precisa, narra as dinâmicas do processo no Congresso brasileiro – discursos dos senadores, falas de defesa e acusação – em paralelo com imagens de partidas, jogos e provas, atletas e juízes. Alvo reflete também sobre a polarização que tomou conta não só das arquibancadas e torcidas durante os jogos do Rio de Janeiro, como também do Congresso e da população durante a votação do impeachment.
 
 
ENQUANTO ISSO 
Direção: Christiana Alcazar e Roberto Berliner
 
"Enquanto isso" mostra como a passagem da olimpíada afetou a vida do carioca comum em várias partes da cidade, como o último dia de funcionamento de um tradicional botequim, que não conseguiu sobreviver a uma "obra olímpica" que destruiu toda a rua e até hoje não foi concluída, afastando clientes e levando o bar à ruína.