Que Abuso é esse?

Série de 8 episódios de dez minutos cada; realizada em parceria com o Canal Futura e Fundação Roberto Marinho.
 
Direção de Marcio Schoenardie
 
Ficção com bonecos discutindo o crime de exploração sexual.
 

 

 
 
 

 
 
 

Descrição:
 
A série foi desenvolvido a partir de reuniões realizadas com 55 organizações integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, desde 2009.
O projeto da mobilização do Futura também resultou na elaboração de material educativo que será distribuído em instituições que atuam na área. O objetivo é romper o silêncio sobre essa violência e, ao mesmo tempo, desenvolver uma maneira lúdica de abordar o tema, nos mesmos moldes do que foi feito na série Que exploração é essa?.
Além da dramaturgia que envolve os bonecos em uma narrativa ficcional, a série traz depoimentos de especialistas e mostra dados em cartelas, com vistas a aprofundar a abordagem do conteúdo. Vê-se ainda, no fim de cada programa, um quadro informativo estimulando o uso do Disque 100 (Disque Direitos Humanos). Somente ao final da série, no ultimo episódio, as crianças que brincavam na pracinha serão mostradas e ganharão primeiro plano, embora tudo girasse em torno delas desde o começo.