A Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 424) receberá nesta sexta-feira (30), às 19h, uma sessão especial com o diretor Jorge Furtado, a produtora de cinema Nora Goulart e a equipe da Casa de Cinema de Porto Alegre para o relançamento em 4K das obras “Saneamento Básico, o Filme” e “Ilha das Flores”, dirigidos por Furtado e com produção da Casa de Cinema. A exibição será seguida de um debate com os cineastas.
COMÉDIA COM FERNANDA TORRES E WAGNER MOURA VOLTA AOS CINEMAS
Ticiano Osório
GZH, 29/05/2025 | 01:00
/ Sessões de “Saneamento Básico, o Filme” (2007) incluem “Ilha das Flores” (1989), o melhor curta brasileiro de todos os tempos. Ambos são dirigidos por Jorge Furtado
[Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga e Bruno Garcia em “Saneamento Básico, o Filme” (2007). Sessão Vitrine Petrobras / Divulgação]
A Sessão Vitrine Petrobras traz de volta aos cinemas nesta quinta-feira (29) dois dos mais famosos filmes de Jorge Furtado: o curta-metragem Ilha das Flores (1989) e o longa Saneamento Básico, o Filme (2007), que traz no elenco uma dupla em altíssima em 2025 - Fernanda Torres, ganhadora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar por Ainda Estou Aqui, e Wagner Moura, recém premiado como melhor ator no Festival de Cannes por O Agente Secreto e cotado ao Emmy de coadjuvante pela série Ladrão de Drogas.
Com cópias restauradas, os dois títulos formam uma sessão dupla no CineBancários, no Cinesystem Bourbon Country, no GNC Praia de Belas e na Sala Paulo Amorim. O projeto da Sessão Vitrine é realizado pela distribuidora Vitrine Filmes, com patrocínio cultural da Petrobras. Curadora da iniciativa, a restauradora Débora Butruce diz que “a preservação do patrimônio audiovisual é fundamental para que as novas gerações possam acessar e se conectar com a rica cinematografia brasileira”.
Premiado no Festival de Berlim, Ilha das Flores foi eleito pela crítica europeia, durante o Festival de Clermont-Ferrand (na França) de 1995, como um dos cem mais importantes curtas-metragens do século 20. O filme usa a trajetória de um simples tomate para explicar a lógica do sistema capitalista e dimensionar o tamanho da desigualdade social no Brasil. Nesse título, Furtado depurou o estilo de hipertexto que se tornaria uma assinatura.
[“Ilha das Flores” (1989), curta-metragem de Jorge Furtado. Casa de Cinema de Porto Alegre / Divulgação]
A Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) apontou Ilha das Flores como o melhor curta brasileiro de todos os tempos. O próprio Jorge Furtado entende que é seu filme mais importante.
-- Teve uma grande repercussão e acho que continua sendo visto - o diretor porto-alegrense contou em entrevista à coluna em fevereiro de 2024, quando recebeu homenagem no Festival de Punta del Este, no Uruguai, pelos 40 anos de carreira. - E infelizmente continua muito atual. O Brasil hoje tem muita gente passando fome, mas continua exportando proteína, para alimentar os porcos da China. Dá para quase fazer um Ilha das Flores 2.
Nessa mesma conversa, Furtado afirmou que Saneamento Básico é seu filme que mais revê:
-- Acho que é o filme que tem menos coisa para mexer. O cinema é a arte mais coletiva que existe. Os filmes do Jorge Furtado são também da Nora Goulart, da Ana Luiza Azevedo, do Giba Assis Brasil (seus sócios na Casa de Cinema de Porto Alegre). Depende da equipe, e no Saneamento Básico deu tudo certo. O roteiro funcionou, o elenco era incrível, deu certo a filmagem… É o meu filme que eu mais revejo.
Estrelado por Fernanda Torres, Wagner Moura, Paulo José, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Bruno Garcia, Saneamento Básico, o Filme é uma comédia que se passa na fictícia Vila Cristal, uma pequena comunidade de descendentes de italianos na Serra que sofre sem o tratamento do esgoto. A cidade não tem dinheiro para resolver o problema, mas daí surge a ideia de aproveitar uma verba federal concedida para uma produção cinematográfica de ficção: os moradores vão construir uma fossa enquanto fazem um filme sobre a própria obra.
-- É uma declaração de amor ao fazer cinema e ao cinema brasileiro - definiu Furtado no lançamento da programação de 2025 da Sessão Vitrine, em 26 de fevereiro, em São Paulo.
xxxxx CAPITÓLIO EXIBE ‘ILHA DAS FLORES’ E ‘SANEAMENTO BÁSICO’ EM SESSÃO COM JORGE FURTADO Sul 21, 27/05/2025 | 16:05 https://sul21.com.br/noticias/cultura/2025/05/capitolio-exibe-ilha-das-flores-e-saneamento-basico-em-sessao-com-jorge-furtado/
/ Relançamento das obras em 4k terá exibição seguida de debate com equipe da Casa de Cinema
A Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 424) receberá nesta sexta-feira (30), às 19h, uma sessão especial com o diretor Jorge Furtado, a produtora de cinema Nora Goulart e a equipe da Casa de Cinema de Porto Alegre para o relançamento em 4K das obras “Saneamento Básico, o Filme” e “Ilha das Flores”, dirigidos por Furtado e com produção da Casa de Cinema. A exibição será seguida de um debate com os cineastas.
Os ingressos são limitados. O primeiro lote, com 50 unidades, será vendido de forma antecipada a partir desta terça-feira (27) quando as bilheterias da Cinemateca abrirem, 30 minutos antes de cada sessão. O valor é R$ 16,00 e o pagamento é apenas em dinheiro. O segundo lote, também de 50 ingressos, será comercializado no dia da exibição a partir das 18h. Mais informações estão disponíveis no site da Cinemateca.
A Cinemateca Capitólio ainda tem programação especial entre os dias 29 de maio e 4 de junho. A partir de quinta-feira (29), o documentário “O Bem Virá”, dirigido por Uilma Queiroz, estreia, enquanto “Os Dragões”, de Gustavo Spolidoro, segue em cartaz. Na quarta-feira (4), às 19h, a Cinemateca recebe outra sessão especial com a mostra de “Legalidade”, o segundo episódio da série “1961”, dirigida e idealizada por Amir Labaki, que participará de uma conversa com o público após a sessão. A entrada é franca.
Programação da Cinemateca - 29 de maio a 4 de junho
Quinta-feira, 29 de maio
15h - “Os Dragões”
17h - “O Bem Virá”
19h - Sessão Cine Estalo da 14ª Bienal
Sexta-feira, 30 de maio
15h - “Splendor”
17h - “O Bem Virá”
19h - Sessão de “Ilha das Flores” e “Saneamento Básico, o Filme” + debate
Sábado, 31 de maio
15h - “Os Dragões”
16h30 - “O Dia do Gafanhoto”
19h - “Os Olhos da Cidade São Meus”
Domingo, 01 de junho
15h - “O Bem Virá”
17h - “O Menor Espetáculo da Terra”
18h30 - “Ed Wood”
Terça-feira, 03 de junho
15h - “Os Dragões”
17h - “O Bem Virá”
19h - “O Homem que Deixou seu Testamento no Filme”
Quarta-feira, 04 de junho
15h - “Ed Wood”
17h - “O Bem Virá”
19h - “1961: Legalidade” + debate (entrada franca)