SANEAMENTO BÁSICO abre mostra à beira do Sena

[Na quinta-feira, 31 de julho, o filme ‘Saneamento Básico’, do diretor Jorge Furtado, foi o destaque da primeira noite de exibição, com Fernanda Torres, Wagner Moura e grande elenco. Foto Luiza Ramos/RFI]

CINEMA BRASILEIRO É DESTAQUE EM EXIBIÇÃO DE TRÊS DIAS AO AR LIVRE ÀS MARGENS DO RIO SENA
RFI (Radio France Internacional), 01/08/2025 | 16:02

O cinema brasileiro é celebrado em uma exibição de seis filmes ao ar livre em Paris, como parte da programação da Temporada Cultural do Brasil na França. A mostra começou na noite de quinta-feira (31), diante de um telão montado às margens do rio Sena, e segue até sábado (2), com curadoria da Associação Jangada, a convite da Prefeitura de Paris e do comissariado brasileiro. Todos os filmes são transmitidos com áudio original em português e legendas em francês.

Na estreia, os presentes assistiram a duas obras do diretor Jorge Furtado: o consagrado curta “Ilha das Flores”, de 1989, que figura na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, e o longa “Saneamento Básico”, de 2007. A comédia com crítica social conta com um grande elenco, incluindo Camila Pitanga, Bruno Garcia, Lázaro Ramos, Tonico Pereira, Paulo José e a dupla Fernanda Torres e Wagner Moura, sinônimo de sucesso no cinema nacional, atraindo um público de brasileiros e também franceses.

As cerca de 250 cadeiras dispostas pela Prefeitura de Paris lotaram tão rápido que a plateia passou a sentar no chão da calçada do rio, e alguns se arriscaram a assistir da altura da mureta à esquerda do telão para não perder o filme.

Jean-Rémy Ricordel, francês da região da Bretanha, chegou cedo para garantir seu lugar na primeira fileira e apresentar aos amigos franceses um pouco da cultura brasileira que ele tanto aprecia, incentivado pela noiva, natural da Bahia: “O Wagner Moura eu conheço, vi alguns filmes com ele como ‘Tropa de Elite’, que eu adorei, e minha noiva é baiana, então ela sempre me falou muito dele. Eu acho legal ver esse filme agora que ele recebeu um prêmio no Festival de Cannes e acho legal poder conhecer um pouco mais da filmografia dele”, conta.

O francês Jean-Rémy Ricordel chegou cedo para pegar a terceira cadeira da esquerda para a direita na primeira fila em frente ao telão, que foi posicionado ao lado de uma zona de mergulho no Sena, em uma área do evento de verão Paris Plages.

A projeção dos filmes acontece ao lado de uma zona de mergulho no Sena, em uma área do evento de verão Paris Plages, que este ano homenageia o Brasil. No local, há DJs tocando música brasileira e barracas de venda de comidas típicas, criando o ambiente perfeito para uma experiência tropical.

“Este ano é um ano especial porque tem uma grande parceria cultural entre a França e o Brasil, e muitos eventos estão acontecendo em Paris perto do rio Sena. Então é muito legal porque eu posso compartilhar a cultura brasileira com meus amigos franceses e mostrar muitas coisas para eles, como as comidas, as bebidas e até mesmo o cinema. É um grande prazer apresentar a cultura brasileira para eles. Tenho um amigo aqui que nunca provou uma coxinha ou um guaraná, então foi um momento especial”, descreveu Jean-Rémy.

Filmes selecionados para uma viagem no cinema nacional

A curadoria dos filmes foi feita pela diretora da Associação Jangada, Katia Adler, que organiza festivais de cinema em Paris e na Europa há 27 anos. Para Katia, a escolha dos seis filmes - três longas e três curtas exibidos em três dias - visa representar momentos diferentes do cinema nacional:

“O ‘Central do Brasil’ é um filme de emoção, o ‘Saneamento Básico’ é uma comédia e o ‘Aumenta que é Rock and Roll’ é uma comédia, mas com música, muita música brasileira. São três momentos do cinema brasileiro. Eu acho que é muito significativo a gente mostrar o nosso cinema no rio Sena e os curtas também”, diz Katia Adler.

Quando a produtora cultural recebeu o convite para selecionar os filmes, ela não teve dúvidas: “Eu pensei imediatamente em ‘Central do Brasil’ porque ninguém de 20 e poucos anos viu o filme no telão. É um filme que recebeu muitos prêmios e é do Walter Salles. Então, eu achei que era interessante colocar. Depois eu selecionei ‘Saneamento Básico’ por causa da Fernanda Torres. E o Wagner Moura que ganhou prêmio de melhor ator este ano no Festival de Cannes”, explica. “O terceiro filme é ‘Aumenta que é Rock and Roll’ que recebeu dois prêmios na 27⁠ª edição do Festival Jangada deste ano”, enumera.

A estudante de Brasília Ana Luiza Flores, de 24 anos, vive há um ano em Paris e aprova a iniciativa da exibição de filmes a céu aberto. A jovem, entusiasta da sétima arte, contou ter prestigiado o Festival Jangada este ano e convidou amigos para o evento na beira do Sena.

“Eu acompanho bastante. Este é o meu segundo festival de cinema em Paris, e os filmes brasileiros estão sensacionais. Gosto muito deste, especificamente, porque ele é ao ar livre - dá para sentir o clima da cidade no verão - e também por conta da qualidade dos filmes que foram selecionados. Eu vim neste festival por conta do filme ‘Saneamento Básico’, que é bem renomado e foi uma descoberta que fiz recentemente do cinema brasileiro após os atores que estão nele ganharem prêmios”, aponta Ana, enumerando Fernanda Torres e Wagner Moura.