VIRGÍNIA E ADELAIDE em evento na USP dia 25

CINE MEMÓRIA EXIBE FILME “VIRGÍNIA E ADELAIDE” NA FSP-USP
USP, 18/09/2025

O Centro de Memória da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza, no dia 25 de setembro, às 16h30, a segunda sessão do projeto “Cine Memória”, que tem como proposta exibir produções audiovisuais que dialoguem com a memória e a saúde pública e promover debates abertos à comunidade.

O filme escolhido é “Virgínia e Adelaide” (Brasil, 2025), dirigido por Yasmin Thayná e Jorge Furtado. Com 1h35 de duração, a obra retrata o encontro de duas mulheres extraordinárias: Virgínia Leone Bicudo, primeira psicanalista brasileira e mulher negra pioneira em seu campo, e Adelaide Koch, psicanalista judia que chegou ao Brasil fugindo do nazismo. Médica e paciente por cinco anos, tornaram-se colegas e amigas por toda a vida, marcando a história da psicanálise no país. “Virgínia e Adelaide” é mais que um filme: é um tributo a duas vozes que desafiaram preconceitos e abriram caminhos para novas perspectivas, deixando um legado de coragem, resistência e mudança

A exibição integra a programação da cerimônia em homenagem a seis cientistas e pensadoras que marcaram a história da saúde pública e das ciências sociais, ocasião em que salas da FSP-USP serão nomeadas em reconhecimento às suas trajetórias. A “Virgínia” do filme trata-se de Virgínia Leone Bicudo, uma mulheres homenageadas pela FSP-USP no evento que terá início às 15h, no anfiteatro Paula Souza, com atividades que incluem abertura oficial, visita guiada a espaços da Faculdade e, às 16h30, a sessão audiovisual do filme no Cine Memória. Confira a programação completa clicando aqui.

Cine Memória - “Virgínia e Adelaide” (Brasil, 2025. 1h35 min). Dir.: Yasmin Thayná e Jorge Furtado\

  • Data: 25 de setembro de 2025\
  • Horário: 16h30\
  • Local: Auditório Paula Souza - FSP-USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 - Cerqueira César, São Paulo - SP)\
  • Evento gratuito e aberto ao público