
SÉRIE “COLIGAY” É GRAVADA NO ESTÁDIO OLÍMPICO
Jocimar Farina
Zero Hora, 09/10/2025 - 12h30min
/ Imagens foram captadas nesta quarta-feira / Tricolor cedeu o espaço para as equipes de filmagens
Uma movimentação atípica chamou a atenção dos vizinhos do estádio Olímpico nesta quarta-feira (8). O pátio do velho Casarão, no bairro Azenha, voltou a ser ocupado.
Com os portões do Largo dos Campeões abertos, veículos foram avistados entrando e saindo do local, juntamente com geradores, banheiros portáteis e estrutura de iluminação. Equipes de limpeza atuaram na região e deram a entender que uma definição sobre o impasse envolvendo o terreno do Grêmio poderia estar se desenhando.
Na verdade, no local estão ocorrendo as gravações da série “Coligay”, produção do Canal Brasil em parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre. O projeto da primeira torcida organizada LGBTQIA+ do Brasil também será lançado como filme em 2026 e é uma coprodução da Ventre Studio e da +Galeria.
Dirigida por Paulo Machline e Rafael Gomes, a trama terá o ator Irandhir Santos (de Renascer) que foi escolhido para viver um dos protagonistas da história, surgida na torcida do Grêmio nos anos 70, em plena ditadura militar.
O Tricolor cedeu o espaço para as equipes de filmagens. As gravações no estádio foram realizadas nos arcos do Largo dos Campeões.
As demais áreas do Olímpico não serão usadas. Segundo a produção das filmagens, gravações da área interna do estádio serão feitas em outra locação, não informada.
Segundo o Grêmio, a série ainda não tem previsão de ir ao ar. Há expectativa que ela seja transmitida no primeiro semestre do ano que vem.
A Coligay
Volmar Santos, à época gerente da boate gay Coliseu, em Porto Alegre, resolveu reunir um grupo de frequentadores e amigos em 1977 e fundar a torcida. A estreia da Coligay foi na partida entre Grêmio e Associação Santa Cruz (combinado entre o FC Santa Cruz e o EC Avenida), realizada em 10 de abril do mesmo ano pelo Gauchão, vencido pelo Tricolor.
Usos distintos
Enquanto o Grêmio não entrega o estádio Olímpico, o imóvel serve também de espaço para treinamento de equipes das forças públicas de segurança. Também já foi usado como garagem para ônibus da Carris e ponto de coleta de itens para pessoas atingidas pela enchente do ano passado.
‘COLIGAY’, PRODUÇÃO SOBRE A PRIMEIRA TORCIDA GAY DE FUTEBOL NO BRASIL, INICIA FILMAGENS
Pamela Cordeiro
Ingresso.com, 14/10/2025 | 12:03
/ Dirigido por Paulo Machline, projeto resgata a história real de um grupo que desafiou o preconceito durante a ditadura militar
Nesta terça-feira (14), a distribuidora +Galeria revelou que as filmagens de “Coligay”, filme sobre a torcida que mudou a história do futebol brasileiro, começaram na última semana em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
A produção - que vai dar origem a uma série de quatro episódios e um longa-metragem - é inspirada em uma história real e retrata a criação da primeira torcida 100% gay do Brasil, formada por torcedores do Grêmio durante os anos 1970, em plena Ditadura Militar.
A trama acompanha Ramon, vivido por Irandhir Santos (‘Aquarius’), um cabeleireiro gremista que, ao lado dos amigos, transforma as arquibancadas hostis em palco de resistência, desafiando o preconceito e colorindo o futebol brasileiro com coragem e irreverência ímpares.
Faça parte do canal do Whatsapp da Ingresso.com e fique por dentro de promoções e das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop!
A direção, tanto do longa quanto da série, fica por conta de Paulo Machline (‘Meu Sangue Ferve Por Você’), a partir de um roteiro assinado por Patrícia Corso, Raul Perez, Fernando Américo e Luiz Filipe Noé.
Além de Irandhir, “Coligay” ainda conta com grandes nomes no elenco, como Zé Adão Barbosa, Vini Meneguzzi, Julia Soares, Bruno Fernandes, Edu D’Ávila, Duda Cardoso, Fred Vittola, Edu Mendas e Jana Pellizon.
Com produção da Ventre Studio e da Casa de Cinema de Porto Alegre, em coprodução com o Canal Brasil e +Galeria, o filme pretende celebrar a força da representatividade e o poder da paixão pelo futebol, em uma comédia vibrante sobre uma torcida que transformou a luta pela diversidade no Brasil.
Até o momento, demais detalhes sobre “Coligay”, como data previsão de lançamento do trailer ou data de estreia, ainda não foram divulgados.
