BICHO MONSTRO dia 1º no Festival Susto! de Brumadinho

2ª EDIÇÃO DO FESTIVAL SUSTO! LEVA O CINEMA FANTÁSTICO A BRUMADINHO
Cinematório, 27/10/2025

A comunidade de Casa Branca, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se transforma em ponto de encontro para amantes do cinema fantástico entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro. Em sua segunda edição, o Festival Susto! ocupa o povoado com sessões gratuitas de filmes que transitam entre o realismo fantástico, o horror, o sobrenatural e a ficção científica. É um recorte que explora tanto as produções mais recentes do audiovisual brasileiro - com filmes como “Futuro Futuro” e “Enterre Seus Mortos”, ainda inéditos no circuito comercial - quanto clássicos que marcaram a história do gênero no mundo, incluindo os incontornáveis “Nosferatu” e “A Noite dos Mortos-Vivos”.

Criado durante a pandemia da COVID-19 como alternativa cultural para o período de isolamento, o festival agora se consolida com programação presencial e online, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo. As datas escolhidas não são por acaso: coincidem com o Halloween, o Dia do Saci e o Dia dos Mortos - momento em que as narrativas sobre o desconhecido e o simbólico ganham visibilidade e diálogo com o imaginário popular.

Além da exibição de filmes, o Susto! tem como um de seus objetivos principais ampliar o acesso à cultura em regiões afastadas dos grandes centros. “Estamos levando o festival para Casa Branca, onde montamos uma pequena sala de cinema para a comunidade, criando uma alternativa de entretenimento no povoado que carece de atividades culturais e com poucas oportunidades de convívio coletivo”, afirma Maíz d’Assumpção, idealizadora e curadora do festival.

A proposta da curadoria é dialogar com públicos diversos, oferecendo desde animações encantadas para crianças até dramas e terrores distópicos voltados ao público adulto. Segundo Maíz, o festival é também uma forma de valorizar o modo como diferentes culturas brasileiras se relacionam com o fantástico. “O cinema fantástico não se limita ao sobrenatural. Ele está profundamente ligado às nossas lendas, mitos e às formas de ver o mundo presentes nas culturas tradicionais e populares do país. No Brasil, as fronteiras entre o real e o encantado são porosas - o mágico habita o cotidiano”, afirma.

Entre os destaques da programação:

“Enterre Seus Mortos” (2024), dirigido por Marco Dutra, apresenta a história de Edgar Wilson (Selton Mello), um trabalhador responsável por recolher animais atropelados em uma cidade fictícia chamada Abalurdes. O cotidiano de morte começa a se transformar quando eventos apocalípticos surgem e desestabilizam a ordem do lugar. O filme marca o retorno de Dutra ao gênero após projetos como “Trabalhar Cansa” e “As Boas Maneiras”.

“Javyju - Bom Dia” (2024), dos diretores Kunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães, se passa em um futuro onde os povos indígenas sobrevivem ao colapso ambiental graças à proteção dos encantados. A trama acompanha jovens guarani em uma missão pela cidade abandonada de São Paulo, guiados por um sonho do pajé. O curta explora temas de esperança, ancestralidade e resistência indígena.

“Bicho Monstro” (2024), mistura terror e mitologia em uma narrativa dividida em dois tempos. A história acompanha uma menina e um botanista separados por dois séculos, ambos obcecados pela figura do Thiltapes - um ser misterioso que assombra uma vila de origem alemã. O filme investiga a construção do medo e sua relação com o desconhecido.

“O Último Azul” (2025) oferece um olhar distópico sobre o envelhecimento e a exclusão social. O longa, dirigido por Gabriel Mascaro e premiado no Festival de Berlim, acompanha Tereza, de 77 anos, obrigada pelo governo a abandonar sua casa para ser realocada em uma colônia destinada a idosos. A trama ganha força ao retratar sua jornada final pela Amazônia, em busca de dignidade e memória.

“Os Bebês Heróis do Xingu” (2023), animação livre inspirada na mitologia Kamayurá, narra a aventura dos irmãos Kwat e Jaí em busca da mãe engolida por uma sucuri. O filme mescla 2D e imagens reais, com participação da comunidade do Alto Xingu, criando um universo visual que valoriza saberes e tradições indígenas.

Toda a programação está disponível gratuitamente, com as sessões online sendo transmitidas pelo canal do festival no YouTube.


PROGRAMAÇÃO ONLINE SUSTO! FESTIVAL DE FILMES FANTÁSTICOS:

27 de outubro a 02 de novembro de 2025

1- “Javyju -Bom dia”. Kunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães. Ficção Científica. Realidade Distópica. Brasil, 2024, 25 min. C.I. Livre.

Em um futuro próximo, a terra foi devastada. Os povos indígenas sobreviveram em seus territórios graças à proteção dos encantados. Na antiga São Paulo, a aldeia Guarani do Jaraguá é uma das sobreviventes e recebe uma mensagem de esperança por um sonho. O Pajé da aldeia convoca três jovens para uma viagem à cidade vazia atrás de respostas.

Dia 27/10, às 13h. Disponível por 24h no canal: youtube.com/@sustofantastico

2- “Outro Lugar”. Perseu Azul. Ficção.Mágico.2025.15 min.C.I. Livre

Júlia encontrou um ovo gigante em um lugar mágico dentro da sua escola e acredita que quando ele eclodir ela vai se tornar uma rainha dos dragões, mas os adultos querem impedi-la de realizar este sonho.

Dia 28/10, às 13h. Disponível por 24h no canal: youtube.com/@sustofantastico

3- “Kwat e Jaí - Os Bebês Heróis do Xingu”. Clarice Cardell. Animação. encantado.Brasil-DF, 2023, 20 min.. C.I. Livre

Kwat e Jaí, os gêmeos Sol e Lua, vivem uma jornada em busca de sua mãe, que foi engolida por uma sucuri. O impulso heroico dos personagens e a presença constante da mãe com suas canções de ninar levam os dois bebês a uma série de aventuras até o aconchego da comunidade. O roteiro é uma livre leitura que passeia pela cosmogonia do povo kamayurá, a partir de estórias relatadas pela Pajé Mapulu.

Dia 29/10, às 13h. Disponível por 24h no canal: youtube.com/@sustofantastico

4- “A Menina e o Flautista”. Lara Dezan, ficção, SP, 2024, 13 min .C.I. Livre

Natália, uma menina de nove anos, vai passar as férias no sítio do seu avô acompanhada pelo seu melhor amigo, o cachorro idoso Faísca. Com a ajuda de um misterioso ser fantástico, ela vai aprender sobre amizade, amor e ciclos da vida. Um filme que trata da morte de maneira leve e poética, abrindo uma oportunidade para que as famílias debatam com suas crianças esse tema tão relevante e por vezes ainda tabu.

Dia 30/10, às 13h. Disponível por 24h no canal: youtube.com/@sustofantastico

5- “A Saga”. Dayse Amaral Dias. Ficção.Sobrenatural.2024.29 min.C.I. Livre.

Após uma enchente devastar a pequena cidade de Estrela do Sul, a jovem Maria Flor embarca em uma jornada mágica e desafiadora para salvar sua mãe doente. A única cura está em um remédio feito com raros ovos de vagalumes. Determinada, Maria Flor explora os recantos do município, onde encontra personagens inusitados .Uma saga encantadora sobre amor e os laços que nos mantêm firmes diante das adversidades.

Dia 31 /10, às 13h. Disponível por 24h no canal: youtube.com/@sustofantastico

6- “Maréu”. Nicole Schlegel. Animação. Fantasia. 2024,10 min. CI Livre.

Maréu tem uma concha do mar bem grande e só consegue dormir com ela ao ouvido. Quando a concha cai e quebra, a criança busca ajuda do Mar e do Céu para reencontrar o som das ondas e voltar a dormir.

Dia 01/11, às 13h. Disponível por 24h no canal: youtube.com/@sustofantastico

7- “O ET da Vargem Pequena”. Marko Martinz, ficção científica , SC, 2024, 20 min.C.I. Livre

Num futuro não muito distante, no bucólico e rural bairro da Vargem Pequena, a família de Ernesto vive momentos estranhos. Todos ali andam sofrendo mutações. Ele desconfia que as pílulas produzidas pelo Doutor Transgênix podem ser a causa do mal que acomete não seus parentes, mas todos os moradores da pequena região. Após fazer contato com seres extraterrestres e ser presenteado com um galo, Ernesto e Lola decidem partir para a ação e botar um fim nos planos do malfeitor.

Dia 02/11, às 13h. Disponível por 24h no canal: youtube.com/@sustofantastico

8- “Asa Real”. Diogo Oliveira. Ficção, Rio de Janeiro, Brasil,2024 , 11 min. CI 12 anos.

Sinopse: Uma mulher e um sonho: voar. Numa frenética procura pela última peça para sua geringonça, perseguidores tentarão impedi-la.

Dia 02/11, às 13h. Disponível por 24h no canal: youtube.com/@sustofantastico

9- “Curupira e Máquina do Destino”. Janaina Wagner, Brasil, 2021, 25 minutos. CI 14 anos.

Na fratura do tempo, como cicatriz que corta a terra, existe no Amazonas uma estrada em linha reta chamada Estrada Fantasma aberta feito ferida durante a ditadura civil-militar no Brasil .Nela se encontram a criatura Curupira e o fantasma encarnado de Iracema, personagem fictícia do filme Iracema - Uma Transa Amazônica (1974, Jorge Bodanzky e Orlando Senna).

Dia 02/11, às 13h. Disponível por 24h no canal: youtube.com/@sustofantastico


SELEÇÃO CLÁSSICOS DO CINEMA FANTÁSTICO

1- “Nosferatu”. Friedrich Wilhelm Murnau, Ficção, terror, Alemanha,1922.

Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.Um filme de F. W. Murnau com Max Schreck, Gustav von Wangenheim, Greta Schroeder, Alexander Granach.

Dia 27/10, às 21h. Disponível por 48h no canal: youtube.com/@sustofantastico

2- “Frankenstein”. J. Searle Dawlen , ficção científica ,terror, 1910.

O filme é baseado no livro Frankenstein de Mary Shelley. Foi a primeira versão para os cinemas do Frankenstein. Algumas partes desse filme são coloridas, geralmente em sépia. Esta curta metragem foi produzida nos “Edison Studios”, escrito e dirigido por J. Searle Dawlen.Frankestein é um jovem estudante de ciências, que se interessa pelos mistérios da vida e da morte. Sua grande ambição é criar um ser humano, e em uma noite, finalmente seu sonho é realizado. Mas para seu horror, ao invés de uma pessoa de beleza física e de graça, o que surge diante de seus olhos é um odioso monstro que o aterroriza o tempo todo. Ao final, o jovem estudante Frankenstein consegue se livrar do monstro.

Dia 28/10, às 21h. Disponível por 48h no canal: youtube.com/@sustofantastico

3- “A Noite dos Mortos-Vivos”. George A. Romero, Zumbi, Terror, 1968 , 1h 36min.

Filme de Zumbi que se tornou um ícone do gênero. Uma radiação provocada pela queda de um satélite faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis comedores de gente, fazendo com que um grupo de pessoas refugiadas em uma casa tenham que lutar pela sobrevivência contra uma horda sedenta de carne e sangue.

Dia 29/10, às 21h. Disponível por 48h no canal: youtube.com/@sustofantastico

4- “Plan 9 From Outer Space”. Ed Wood.. Ficção Científica, terror. 1958.80 min.

Filme de tão trash virou cult . Extraterrestres buscam impedir a humanidade de criar uma arma apocalíptica que poderia destruir o universo. Os alienígenas implementam o “Plano 9”, um esquema para ressuscitar os mortos da Terra. Ao causar o caos, os alienígenas esperam que a crise force a humanidade a ouvi-los; caso contrário, os alienígenas destruirão a humanidade com exércitos de mortos-vivos

Dia 30/10, às 21h. Disponível por 48h no canal: youtube.com/@sustofantastico

5- “O Médico e o Monstro”. John S. Robertson. Terror.1920. 98 min.

Cientista filantropo testa fórmula em si mesmo, com o intuito de provar que os instintos benévolos e malévolos de uma mesma pessoa podem ser retidos em corpos diferentes. Entretanto, com o passar do tempo, o avatar de sua maldade (sob o nome de Mr. Hyde) passa a dominá-lo por completo e fazer mal contra todos os que estão ao seu redor… Baseado na obra do escritor escocês Robert Louis Stevenson.

Dia 31/10, às 21h. Disponível por 48h no canal: youtube.com/@sustofantastico


PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL, EM CASA BRANCA - BRUMADINHO

1- “Enterre Seus Mortos”. Marco Dutra.Ficção,Live Action, Terror, Adulto.C.I. 16 anos,2024, 128 min.

Edgar trabalha recolhendo animais mortos de uma pequena cidade junto com Tomás, um ex-padre. Edgar tem uma relação com sua chefe, Nete e os dois pensam em deixar o lugar. Ao redor deles, o mundo dá sinais de que o dia do juízo se aproxima.

Dia 30/10, às 19h, na sala de cinema Galeria Cabra

2- “A Febre”. Maya Da-Rin. Ficção ,encantado, 98′, 2020, Brasil, Alemanha, França.C.I. 10 anos.

Justino, um indígena de 45 anos, trabalha como vigilante em um porto de cargas e vive em uma casa modesta na periferia de Manaus. Desde a morte da sua esposa, sua única companhia tem sido sua filha Vanessa, mas ela está de partida para estudar medicina em Brasília. Sob o sol escaldante e as chuvas tropicais, Justino esforça–se para manter–se concentrado no trabalho. Com o passar dos dias, ele é tomado por uma febre forte. Em seus sonhos, uma criatura vagueia perdida pela floresta. Na televisão, o noticiário fala de um animal selvagem que ronda o bairro. Justino acredita que está sendo seguido, mas não sabe se quem o persegue é um animal ou um homem.

Dia 31/10, às 16h, na sala de cinema Galeria Cabra

3- “Futuro Futuro”. David Pretto. Ficção Científica, adulto, 2025, 86 min. CI16 anos.

Em um futuro próximo, onde os avanços em inteligência artificial coexistem com o surgimento de uma nova síndrome neurológica, um homem sem memória de 40 anos chamado K é acolhido por um clickworker solitário de 60 anos na parte empobrecida de uma chuvosa cidade brasileira. Após usar um viciante dispositivo IA em um curso para pessoas com a estranha síndrome, K embarca em uma jornada trágica e absurda para tentar encontrar seu lugar no mundo

Dia 31/10, às 18h, na sala de cinema Galeria Cabra

4- “Bob Cuspe - Nós não gostamos de gente”. Cezar Cabral. Animação / Híbrido / 90 / 2021 / Brasil.

Comédia/Animação Realidade Distópica/Pós apocalíptico . C.I. 16 anos

O velho punk Bob Cuspe tenta escapar de um deserto pós-apocalíptico que, na verdade, é um purgatório dentro da mente de seu criador, o cartunista Angeli, que passa por uma crise criativa.

Dia 31/10, às 19h30, na sala de cinema Galeria Cabra

5 - “Bicho Monstro”. Germano de Oliveira. Drama, Fantasia, 76min. 2025 . Brasil. C.I.12 anos.

Em um vilarejo rural, a pequena Ana se impressiona com uma peça sobre o misterioso Thiltapes. Duzentos anos antes, um botanista alemão ouve uma história sobre esse mesmo animal. Enquanto lidam com dilemas distintos, ambos perseguem a mesma criatura.

Dia 01/11, às 16h, na sala de cinema Galeria Cabra

6- “O Porão da Rua do Grito”. Sabrina Greve. Ficção. Terror,Brasil 2022 90 min. CI 16 anos.

Nesta fábula de horror, inspirada em João e Maria, Jonas e Rebeca, irmãos órfãos, vivem num antigo casarão com a avó debilitada, e uma misteriosa criança escondida no porão. Rebeca busca mudar de vida, mas Jonas resiste, assombrado pelos fantasmas da casa.

Dia 01/11, às 18h, na sala de cinema Galeria Cabra

7- “O Último Azul”. Gabriel Mascaro. Realidade Distópica. Ficção./ 86 minutos . 2025 . Brasil, Chile, Holanda.C.I.14 anos

Em um futuro distópico, Para maximizar a produtividade econômica, o governo ordena que os idosos se mudem para colônias habitacionais distantes. Tereza, 77, se recusa - em vez disso, embarca em uma jornada pela Amazônia que mudará seu destino para sempre.

Dia 01/11, às 19h30, na sala de cinema Galeria Cabra

8- “Tainá”. Alê Camargo e Jordan Nugem. Animação.Mágico. Brasil, 2025, 75 min.C.I. Livre

Nessa nova aventura, Tainá irá treinar com a sábia Mestra Aí para se tornar a Guardiã da Amazônia, mas ao perder a Flecha Azul colocará seu futuro em risco. Em busca da Flecha Azul, Tainá vai conhecer Catu, Suri e Pepe. Apesar das diferenças, eles terão que unir forças para encontrar a Flecha e impedir que um grande mal destrua toda a Amazônia.

Dia 02/11, às 10h, na sala de cinema Galeria Cabra

9- “A Família Dionti”. Alan Minas. Ficção, Mágico,Sobrenatural.Brasil / Reino Unido, 2015,96 min.C.I. Livre.

Original e poético, A Família Dionti narra a fantástica história de um pai e seus dois filhos, Kelton, de 13 anos, e Serino, de 15, que vivem em um sítio no interior de Minas Gerais. A mãe não mora mais com eles, pois derreteu de amor, evaporou e partiu. Enquanto todos os dias sonha com a volta da mulher a cada chuva que cai, o pai cuida dos filhos com olhar atento, preocupado com a possibilidade de que tenham herdado o dom da mãe. Mas Serino é seco e chora grãos de areia. E Kelton, ao se apaixonar pela primeira vez por uma garota de circo, literalmente se liquefaz de amor.

Dia 02/11, às 12h, na sala de cinema Galeria Cabra

10- “Viva! A Vida é uma Festa” (Coco). Lee Unkrich. Animação. Mágico,Sobrenatural.2017,105 min.C.I. Livre.

O filme conta a história de Miguel, um menino que sonha em ser músico e é transportado para a Terra dos Mortos no Dia dos Mortos, onde busca entender sua história familiar. A animação foi aclamada pela crítica por sua abordagem emocional e cultural da cultura mexicana, recebendo o Oscar de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original.

Dia 02/11, às 16h, na sala de cinema Galeria Cabra