SANEAMENTO BÁSICO tem sessão movida a pedal em SC dia 21

[Moradores viram ‘usina humana’ em sessão de cinema movido a pedal em SC]

MOVIDA A SUOR? MORADORES VIRAM ‘USINA HUMANA’ EM SESSÃO DE CINEMA MOVIDO A PEDAL EM SC
por Lorena Kubota
Jornal ND (Florianópolis), 18/11/2025 | 09h00

/ Sessão de cinema nada convencional será em São Francisco do Sul, na sexta-feira (21)

São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, vai viver uma noite de cinema nada convencional. Na próxima sexta-feira (21), o município recebe pela primeira vez o BikeCine, um cinema itinerante movido por energia limpa produzida em tempo real por bicicletas.

Durante a sessão, o público poderá acompanhar curtas-metragens e a comédia nacional “Saneamento Básico, o Filme”, de Jorge Furtado. Mas, para que a telona funcione, será preciso pedalar. A energia utilizada nos equipamentos é gerada pelo público nas estações instaladas no local.

O sistema transforma o esforço dos ciclistas em eletricidade, abastecendo o projetor e toda a estrutura da sessão de cinema. O consumo estimado é de 2.500 watts por hora e a capacidade média por ciclista é de até 200 watts.

Sessão de cinema será inclusiva

O BikeCine foi pensado para ser inclusivo. Além das bicicletas convencionais, haverá estações adaptadas, como o “pedal de mão”, permitindo a participação de pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças.

No total, a estrutura contará com 150 cadeiras e 16 estações de pedal, entre bicicletas fixas e bases para quem preferir usar a própria bike.

A experiência também chama atenção pela tecnologia. Os filmes serão exibidos em uma tela inflável de alta definição, da Airscreen, alimentada exclusivamente pela energia gerada pelos participantes.

A exibição gratuita acontece no Aterro da Babitonga e tem apoio da prefeitura, além de patrocínio da Águas de São Francisco do Sul, Instituto Aegea e Ministério da Cultura.