SANEAMENTO BASICO na "Maratona Wagner Moura" dia 13

CANAL BRASIL CELEBRA O CINEMA NACIONAL NO GLOBO DE OURO COM TRÊS ESPECIAIS EM JANEIRO
Por Anderson Ramos
O Universo da TV, 09/01/2026

Para celebrar mais uma participação do cinema brasileiro no Globo de Ouro, o Canal Brasil preparou três programações especiais ao longo de janeiro. A iniciativa reúne a Maratona Filmes de Ouro, dedicada a filmes brasileiros reconhecidos pela premiação; a Maratona Wagner Moura - na torcida pela conquista do prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama por sua atuação em “O Agente Secreto”; e uma Sessão Dupla Kleber Mendonça Filho - diretor de “O Agente Secreto”, indicado nas categorias de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Filme de Drama. As exibições especiais também aumentam a expectativa e torcida para uma possível indicação de “O Agente Secreto” ao Oscar 2026, com anúncio em 22/01, e destaca diferentes momentos e trajetórias do audiovisual nacional no cenário internacional.

No domingo, 11 de janeiro, a partir das 22h30, o Canal Brasil apresenta produções brasileiras que alcançaram reconhecimento no Globo de Ouro. A programação começa com “Central do Brasil” (vencedor da categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 1999), que acompanha a relação entre uma ex-professora que escreve cartas na estação Central do Brasil e um menino em busca do pai no interior do país. Em seguida, “Cidade de Deus” (indicado ao Melhor Filme Estrangeiro em 2003) retrata a trajetória de jovens moradores da favela carioca e a escalada da violência ao longo de décadas. “O Beijo da Mulher-Aranha” (indicado em 1986 para Melhor Filme de Drama; Melhor Ator em Filme de Drama - William Hurt; Melhor Ator em Filme de Drama - Raúl Juliá; Melhor Atriz Coadjuvante - Sônia Braga) se passa quase inteiramente dentro de uma cela, onde dois presos constroem uma relação marcada por narrativas, memórias e conflitos políticos. Encerrando a maratona, “Pixote: A Lei do Mais Fraco” (indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1982) acompanha a infância de um menino exposto à violência e à marginalização após passar por instituições de detenção juvenil.

Exibida na terça-feira, 13 de janeiro, a partir das 19h30, e reprisada na sexta-feira, 23 de janeiro, a Maratona Wagner Moura reúne filmes que destacam diferentes fases da carreira do ator. A seleção inclui “Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro”, que aborda a relação entre política, crime organizado e sistema de segurança pública no Rio de Janeiro. Em “Praia do Futuro”, Wagner Moura interpreta um salva-vidas que deixa o Brasil após um episódio traumático e passa a viver em Berlim. “Carandiru” retrata o cotidiano dos detentos do maior presídio da América Latina (hoje desativado) a partir do olhar de um médico. Em “Deus É Brasileiro”, o ator vive um personagem que acompanha uma jornada pelo país em busca de um substituto para Deus. A maratona segue com “Cidade Baixa”, drama sobre amizade e disputa amorosa em Salvador; “Saneamento Básico, O Filme”, que acompanha moradores de uma pequena cidade que decidem produzir um filme para resolver um problema local; “Ó Paí, Ó”, ambientado no Pelourinho durante o Carnaval; e “O Homem do Futuro”, no qual um cientista encontra a chance de voltar no tempo e alterar sua própria história.

Na segunda-feira, 12 de janeiro, a partir das 21h30, com reapresentação na quinta-feira, 22 de janeiro, o Canal Brasil exibe “Bacurau”, em que os moradores de um pequeno povoado do sertão nordestino enfrentam uma série de acontecimentos estranhos após a cidade desaparecer dos mapas; e “Aquarius”, que acompanha a rotina de uma jornalista aposentada que resiste à pressão de uma construtora interessada em adquirir o edifício onde ela vive, no Recife, abordando temas ligados à memória, ao espaço urbano e às relações de poder.


Maratona Filmes de Ouro

Horário: Domingo, 11/01, a partir das 22h30

Central do Brasil (1998) (108’)
Horário: Domingo, dia 11/01, às 22h30
Direção: Walter Salles
Sinopse: Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na Central do Brasil, estação de onde saem trens rumo à periferia do Rio de Janeiro. Uma de suas clientes é Ana (Soia Lira), que deseja escrever uma carta para o marido distante, acompanhada do filho, Josué (Vinícius de Oliveira). O menino sonha em encontrar o pai que nunca conheceu. Ao sair da estação, Ana morre em um acidente e deixa Josué abandonado.

Cidade de Deus (2002) (130’)
Horário: Segunda, dia 12/01, à 0h20 (madrugada de domingo para segunda)
Classificação: 16 anos
Direção: Fernando Meirelles e Kátia Lund
Sinopse: Os caminhos de duas crianças divergem nas favelas do Rio, enquanto um se esforça para se tornar um fotógrafo e o outro um chefe do tráfico.

O Beijo da Mulher-Aranha (1985) (121’)
Horário: Segunda, dia 12/01, às 2h30 (madrugada de domingo para segunda)
Classificação: 16 anos
Direção: Hector Babenco
Sinopse: Dois prisioneiros dividem a mesma cela e aprendem a conviver e a se respeitar. Um deles é homossexual e distrai, através das histórias que conta, seu companheiro de cela, um preso político que sofre por estar longe da mulher que ama.

Pixote: A Lei do Mais Fraco (1980) (127’)
Horário: Segunda, dia 12/01, às 4h35 (madrugada de domingo para segunda)
Direção: Hector Babenco
Classificação: 18 anos
Sinopse: Abandonado por seus pais, Pixote tem dez anos e faz o que for preciso para sobreviver nas ruas. Acaba envolvendo-se em situações que vão do tráfico ao assassinato.

Maratona Wagner Moura

Horário: Terça, 13/01, a partir das 19h30

Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro (2010) (115’)
Horário: Terça, dia 13/01, às 19h30
Classificação: 16 anos
Direção: José Padilha
Sinopse: Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. Seus problemas só aumentam porque o filho, Rafael (Pedro Van Held), tornou-se adolescente, Rosane (Maria Ribeiro) não é mais sua esposa e seu arqui-inimigo, Fraga (Irandhir Santos), ocupa posição de destaque em sua família.

Praia do Futuro (2014) (106’)
Horário: Terça, dia 13/01, às 21h25
Classificação: 14 anos
Direção: Karim Aïnouz
Sinopse: Donato (Wagner Moura) é um salva-vidas na turbulenta Praia do Futuro. Seu ofício nas areias gera grande admiração de Ayrton (Jesuíta Barbosa), seu irmão mais novo, orgulhoso das proezas do protagonista em evitar tragédias nos mares cearenses. Um dia, no entanto, a desgraça não é evitada e ele não consegue salvar um amigo de Konrad (Clemens Schick), um turista alemão em viagem ao Brasil. O contato com o europeu, no entanto, muda radicalmente sua vida; eles se apaixonam e Donato decide abandonar a vida nas ensolaradas orlas de Fortaleza para viver na fria e distante Berlim (Alemanha). Longe de sua realidade e de sua família, o personagem principal vai precisar colocar suas habilidades a seu próprio benefício, em águas muito mais turbulentas do que as das praias brasileiras.

Carandiru (2003) (146’)
Horário: Terça, dia 13/01, às 23h10
Classificação: 16 anos
Diretora: Hector Babenco
Sinopse: Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade dos cárceres, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.

Deus É Brasileiro (2003) (110’)
Horário: Quarta, dia 14/01, à 1h35 (madrugada de terça para quarta)
Direção: Cacá Diegues
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em Deus é Brasileiro, cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, Deus (Antônio Fagundes) resolve tirar umas férias dela, decidindo ir descansar em alguma estrela distante. Para tanto precisa encontrar um substituto para ficar em seu lugar enquanto estiver fora. Deus resolve então procurá-lo no Brasil, país tão religioso que ainda não tem um santo seu reconhecido oficialmente. Seu guia em sua busca é Taoca (Wagner Moura), um esperto pescador que vê em seu encontro com Deus sua grande chance de se livrar dos problemas pessoais. Juntos eles rodarão o Brasil em busca do substituto ideal.

Cidade Baixa (2005) (100’)
Horário: Quarta, dia 14/01, às 3h30 (madrugada de terça para quarta)
Direção: Sérgio Machado
Classificação: 18 anos
Sinopse: Este drama ambientado no Brasil acompanha dois amigos de infância, Deco e Naldinho, envolvidos em um triângulo amoroso com uma exótica dançarina.

Saneamento Básico, O Filme (2007) (111’)
Horário: Quarta, dia 14/01, às 5h15
Classificação: 12 anos
Direção: Jorge Furtado
Sinopse: Uma pequena comunidade de descendentes de imigrantes italianos do interior do estado do Rio Grande do Sul recorre a um vídeo para tentar resolver os problemas básicos de saneamento que afetam seu povo.

Cinejornal inédito Wagner Moura
Horário: Quarta, dia 14/01, às 7h10
Apresentação: Simone Zuccolotto

Ó Paí, Ó (2008) (98’)
Horário: Quarta, dia 14/01, às 7h25
Classificação: 14 anos
Direção: Monique Gardenberg
Sinopse: Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana (Luciana Souza). Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. A falta d’água faz com que o aspirante a cantor Roque (Lázaro Ramos); o motorista de táxi Reginaldo (Érico Brás) e sua esposa Maria (Valdinéia Soriano); o travesti Yolanda (Lyu Arisson), amante de Reginaldo; a jogadora de búzios Raimunda (Cássia Vale); o homossexual dono de bar Neuzão (Tânia Tôko) e sua sensual sobrinha Rosa (Emanuelle Araújo); Carmen (Auristela Sá), que realiza abortos clandestinos e ao mesmo tempo mantém um pequeno orfanato em seu apartamento; Psilene (Dira Paes), irmã de Carmen que está fazendo uma visita após um período na Europa; e a Baiana (Rejane Maia), de quem todos são fregueses; se confrontem e se solidarizem perante o problema.

O Homem do Futuro (2011) (111’)
Horário: Quarta, dia 14/01, às 9h05
Classificação: 12 anos
Direção: Cláudio Torres
Sinopse: João/Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado.

Reapresentação da maratona

Horário: Sexta, dia 23/01, a partir das 19h30

19h30 - Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro
21h25 - Praia do Futuro
23h10 - Carandiru
1h35 - Deus É Brasileiro
3h30 - Cidade Baixa
5h15 - Saneamento Básico, O Filme
7h10 - Ó Paí, Ó
8h50 - O Homem do Futuro

Sessão Dupla Kleber Mendonça Filho

Horário: Segunda, dia 12/01, a partir das 21h30

Bacurau (2019) (2020) (72’)
Horário: Segunda, dia 12/01, às 21h30
Classificação: 16 anos
Direção: Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho
Sinopse: No sertão brasileiro, Bacurau acaba de perder dona Carmelita, uma moradora respeitada por todos. Logo, estranhos episódios começam a acontecer e o fora da lei Lunga é chamado para ajudar seus conterrâneos.

Aquarius (2016) (145’)
Horário: Segunda, dia 12/01, às 23h40
Classificação: 16 anos
Direção: Kleber Mendonça Filho
Sinopse: Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Reapresentação da Sessão Dupla Kleber Mendonça Filho

Horário: Quinta, dia 22/01, a partir das 21h30

21h30 - Bacurau
23h40 - Aquarius