SANEAMENTO BÁSICO, O FILME na Paulo Amorim dia 25

QUASE 20 ANOS DEPOIS, FILME COM WAGNER MOURA E FERNANDA TORRES VOLTA AOS CINEMAS PARA CELEBRAR INDICAÇÕES AO OSCAR
Por Duda Romagna
G1-RS (O Globo), 23/01/2026 14h46

/ Em 2025, ‘Saneamento Básico, O Filme’ também voltou a entrar em cartaz, com a indicação da atriz ao Oscar por ‘Ainda Estou Aqui’. Já neste ano, é a vez da indicação de Wagner por ‘O Agente Secreto’.

O longa metragem “Saneamento Básico, O Filme” (2007) volta a entrar em cartaz neste domingo na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

Filmada em Bento Gonçalves, Santa Tereza e Monte Belo do Sul, na Serra do RS, a produção conta com a direção e o roteiro de Jorge Furtado.

A exibição é uma homenagem a dois astros do cinema brasileiro que hoje são conhecidos pelo mundo inteiro, vencedores do Globo de Ouro e indicados ao Oscar de melhor atriz e ator: Fernanda Torres, em 2025 pelo filme “Ainda Estou Aqui”, e Wagner Moura, neste ano por “O Agente Secreto”.

Eles interpretam Marina e Joaquim no filme de Furtado. O elenco ainda conta com Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Paulo José.

Em entrevista ao g1, em 2025, o diretor Jorge Furtado explicou que os papéis foram pensados justamente para esses atores:

“O filme foi escrito pensando neles. Já tinha trabalhado com eles, convidei todo mundo, e todos toparam. Hoje, talvez fosse impossível conseguir uma agenda que juntasse todo mundo”, brincou o diretor.

De acordo com a Ancine, em 2007 o filme teve 190.656 espectadores no cinema, chegou a 58 salas em todo o Brasil e rendeu R$ 1,5 milhões em bilheteria. O filme está disponível no Globoplay.

Nas suas redes sociais, Furtado comemorou a indicação do filme brasileiro ao Oscar: “Urruu!! Bora buscar o Oscar!!! Parabéns Wagner, Kleber e toda equipe!”

Leia a sinopse:

Moradores de uma pequena localidade no interior do Rio Grande do Sul enfrentam, há anos, problemas com a falta de uma fossa para o tratamento do esgoto. A prefeitura não tem verba para essa obra, mas recebeu um recurso para a realização de um filme de ficção. Liderados por Marina e Joaquim, um grupo resolve fazer o audiovisual e criam um roteiro que inclui a construção da fossa. Com cenas marcantes, o longa se vale do humor para fazer críticas sociais e conta com um elenco estrelado: Wagner Moura, vencedor dos prêmios de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025 e no Globo de Ouro 2026 e indicado ao Oscar de Melhor Ator 2026, e Fernanda Torres, ganhadora do Globo de Ouro 2025 e indicada ao Oscar de Melhor Atriz 2025.

O filme é uma coprodução da Casa de Cinema de Porto Alegre, Columbia Pictures do Brasil, Globo Filmes e Quanta.