O HOMEM QUE COPIAVA e SANEAMENTO BÁSICO na Maratona Lázaro Ramos do Canal Brasil

“ESPELHO - 20 ANOS DEPOIS”, COM LÁZARO RAMOS, ESTREIA NO CANAL BRASIL
TelaViva, 26/01/2026

Um dos maiores sucessos do Canal Brasil, o programa “Espelho”, dirigido e apresentado pelo ator e diretor Lázaro Ramos, volta com uma temporada especial a partir desta sexta-feira, dia 30 de janeiro, às 22h. “Espelho - 20 Anos Depois” terá 12 episódios de 25 minutos cada - no primeiro, participam as jornalistas Zileide Silva e Kenya Sade. “O programa tem um legado de 20 anos ao abordar temas que não eram discutidos nem na TV aberta nem na fechada, além da responsabilidade de levar esses debates à sociedade e, em um momento tão sensível, uma contribuição importante por ampliar discussões de forma consistente, para além da bolha interessada”, reflete Lázaro Ramos.

Após duas décadas da primeira temporada, que estreou em 2006, este e mais 11 episódios revisitam temas que marcaram a história do programa a partir de um novo olhar. Entre os convidados estão a deputada federal Erika Hilton, os atores Juan Paiva, Clara Moneke, Tony Ramos e Andrea Beltrão, Xamã, o grupo Os Garotin, a cantora Ebony e o escritor Itamar Vieira Junior, entre outros. A produção é da Lata Filmes.

No primeiro episódio, eles refletem sobre a mesma emoção de reencontrar representantes negros do jornalismo e da comunicação neste momento, sobre a percepção da profissão hoje e de como a educação foi prioritária em suas vidas, a realização dos amores pessoais, lazeres e mais. A entrevista se entrelaça com trechos de episódios anteriores que dialogam com as diversas pautas postas por Lázaro, como o de Glória Maria em 2013. Cada episódio também traz indicações de livros relacionados ao tema das entrevistas, apresentadas por Fernanda Felisberto, doutora em Literatura Afro-Americana e Negro-Brasileira e mestre em Estudos Africanos, que relembra ainda sua parceria de 20 anos com Lázaro na promoção do protagonismo e da visibilidade de autores negros na literatura.

“Nós falamos de temas complexos e necessários, sem respostas fáceis”, aponta o apresentador. “O ‘Espelho’ foi se atualizando nas temáticas e me ensinou a falar sobre a luta antirracista, a formação da nossa identidade e assuntos que muitas vezes são tabu. Isso acabou me transformando como comunicador, cidadão e homem negro. Durante muito tempo fui mais escutador; nesta temporada, o escutador e o provocador agora dividem espaço”, explica.

Maratona

Para celebrar a estreia da nova temporada, o Canal Brasil preparou a Maratona Lázaro Ramos: um esquenta especial que vai ao ar ao longo de sexta, 30, com filmes nacionais que dialogam com a trajetória artística de Lázaro e com as temáticas do “Espelho”. A programação começa às 14h15, com entrevista do ator e diretor no “Cinejornal” sobre seus trabalhos nos longas-metragens “Efeito Pipa” e “Velhos Bandidos”; na série “Os Outros”; seu livro “Na Nossa Pele”; além da nova temporada de “Espelho”. A entrevista inédita vai ao ar nesta segunda, 26, com reapresentação no dia 30. A programação segue com “O Homem que Copiava”, de Jorge Furtado (14h30); “Ó Paí, Ó”, de Monique Gardenberg (16h40); “Saneamento Básico, O Filme”, também dirigido por Jorge Furtado (18h20); e “Madame Satã”, de Karim Aïnouz (20h15), chegando na estreia de “Espelho - 20 Anos Depois”, às 22h.

A trajetória do programa

Ao longo desses mais de 20 anos, “Espelho” consolidou-se como uma das plataformas mais consistentes de discussão sobre identidade, representatividade e cidadania na televisão brasileira. Entre 2006 e 2021, “Espelho” contou com mais de 300 episódios durante 15 temporadas. Lázaro Ramos entrevistou personalidades como Fernanda Montenegro, Criolo, Glória Maria (1949-2023), Lewis Hamilton, Iza, Adriana Esteves, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, entre dezenas de outras personalidades e personagens.

O programa abriu caminhos ao propor conversas profundas, marcadas pela escuta sensível e pela valorização de trajetórias que nem sempre encontram espaço no audiovisual tradicional. Numa época em que essas pautas ainda enfrentavam resistências, Lázaro Ramos ajudou a estabelecer um espaço de acolhimento e reflexão, no qual vozes plurais pudessem compartilhar experiências, inquietações e visões de futuro.


Maratona Lázaro Ramos
Sexta-feira 30/jan/2026

Confira a programação completa:

14h15 - Cinejornal
14h30 - “O Homem Que Copiava”, de Jorge Furtado.
16h40 - “Ó Paí, Ó”, de Monique Gardenberg.
18h20 - “Saneamento Básico, O Filme”, de Jorge Furtado.
20h15 - “Madame Satã”, de Karim Aïnouz.
22h00 - Estreia do Espelho