Espaço Cuidado que Mancha celebra 10 anos dia 11

ESPAÇO CUIDADO QUE MANCHA CELEBRA 10 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL GRATUITA NESTA QUARTA-FEIRA (11)
Brasil de Fato, 09/02/2026 | 18:36

/ Comemoração terá apresentação do espetáculo musical ‘Cantando com o Cuidado’, de Raquel Grabauska e Claudio Veiga

O Espaço Cuidado Que Mancha celebra 10 anos de sua sede, localizada na Rua Damasco, 162, no bairro Azenha, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (11). A comemoração contará com a apresentação do espetáculo musical Cantando com o Cuidado, interpretado por Raquel Grabauska e Claudio Veiga. A entrada é gratuita, por ordem de chegada, com capacidade limitada a 60 lugares.

O espetáculo reúne uma coletânea das principais músicas do Grupo Cuidado Que Mancha. No repertório, estão canções que marcaram diferentes produções da companhia, como A Mulher Gigante, A Família Sujo, O Natal de Natanael, Sabrina, 40 Fantasmas, Mais Uns Amigos, Ouvindo Coisas, Quem Não Dança Balança a Criança, Maria Teresa e o Javali e Cuidado Que Ronca. Também integra a apresentação a música Tem Monstro, do álbum Terrorzinho, disponível nas plataformas digitais, além de um trecho do livro Peixe que Não Falava, lançado no ano passado.

Durante o evento, serão servidos quitutes preparados pelas mulheres do projeto social Todas as Mãos de Mães, uma das iniciativas desenvolvidas no espaço.

Um espaço de convivência e criação

O Espaço Cuidado Que Mancha foi criado em janeiro de 2016, a partir da necessidade do grupo de estabelecer uma sede própria. Segundo a diretora Raquel Grabauska, a ideia surgiu do desejo de estar mais próximo do público e de ter um local fixo para ensaios, criação de espetáculos, escrita de textos, realização de oficinas e promoção de encontros.

“Nasceu aí a vontade de uma sede para o grupo, onde pudéssemos criar novos espetáculos, escrever textos, ensaiar, promover encontros, oficinas. Enfim, um lugar de convivência, de criação, de pulsação”, afirma Grabauska.

Atualmente, o espaço conta com auditório para apresentações próprias e de artistas convidados, além de pátio, salas para oficinas, brinquedoteca, biblioteca infantil e uma cozinha onde funciona o projeto de geração de renda Mãos de Mães.

Três décadas de produção artística

O Grupo Cuidado Que Mancha construiu, ao longo de 30 anos, uma pesquisa de linguagem própria que integra música, teatro, rádio e literatura. O repertório inclui cinco musicais - A Mulher Gigante, Quem Não Dança Balança a Criança, Bach para Crianças, Cuidado Que Ronca e Cantando com o Cuidado -, seis espetáculos de radioteatro, três peças teatrais e duas contações de histórias.

Entre as produções estão A Família Sujo, O Natal de Natanael, As Histórias Mais Loucas do Mundo, Programa de Família, Sabrina, 40 Fantasmas, Mais Uns Amigos e Outras Histórias, Maria Teresa e o Javali, além dos espetáculos Herlói, o Herói, Maternidade em Dose Tripla e Como Diria Mamãe. O grupo também desenvolve o programa ao vivo Ouvindo Coisas e a pesquisa A Família Sujo para Surdos, voltada à criação em Libras para a comunidade surda.

A produção editorial soma sete livros publicados com textos dos espetáculos e um DVD realizado em parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre.

Reconhecimento e atuação social

A trajetória do grupo também é marcada pelo reconhecimento institucional e pela atuação social. Em 2021, a diretora Raquel Grabauska recebeu o certificado na Categoria Proteção Social do 23º Prêmio Jornalismo do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Em 2024, o projeto Cuidado que Lancha foi homenageado pela Frente Parlamentar de Combate à Fome do Parlamento gaúcho, em reconhecimento à atuação na promoção de alimentação saudável. No mesmo ano, Raquel foi homenageada pelo Mulheres Solidárias, pela Procuradoria da Mulher e pela vereadora Abigail Pereira, por sua atuação durante as enchentes de 2024.