2º Curso de Introdução ao Fazer Cinema (1990)

Oscar Simch em "A coisa mais importante da vida", filme realizado pelos alunos do 2º Curso de Introdução ao Fazer Cinema, 1990

2º Curso prático-teórico de introdução à realização cinematográfica.
07 de maio a 18 de junho de 1990

PROGRAMA

1º dia: seg 07/05 - 19:30 as 23:00
INTRODUÇÃO

  • 1ª Parte: Projeção do Curta 1
  • Objetivos do curso (todos presentes)
  • Apresentação das pessoas
  • 2ª Parte: Introdução: AE-1 com slides, polígrafo
  • Expositor: Carlos Gerbase
  • Observador: Roberto Henkin
  • O que é cinema, o que é vídeo
  • Bitolas: Super-8, 16 mm, 35 mm, VHS, U-Matic
  • Formatos: standard, tela panorâmica, processos anamórficos
  • Câmara e projetor: princípios de funcionamento
  • Princípios de óptica cinematográfica
  • A câmara escura e o controle da luz
  • Lentes, obturadores e diafragmas
  • Material sensível: opaco e transparente
  • Filmes: grão, sensibilidade, pb/color, pos/neg/reversível
  • Sincronia filmagem-projeção: 16 qps, 24 qps, slow, fast

2º dia: ter 08/05 - 19:30 as 23:00
LINGUAGEM

  • 1ª Parte: Projeção do Curta 2
  • Resumo prático: AE-2 com slides, polígrafo
  • Expositor: Giba Assis Brasil
  • Observador: Luciana Tomasi
  • 2ª Parte: Linguagem: AE-3 com slides, polígrafo
  • Expositor: Werner Schunemann
  • Observador: Jorge Furtado
  • Conceitos fundamentais: plano, corte
  • Conceitos acessórios: sequência, cena, tomada
  • Tipos de planos: geral, médio, close, outros
  • Nomenclaturas dos planos
  • Posições de câmara: plongê, contra-plongê
  • Movimentos de câmara: panorâmica e travelling
  • Carrinhos, gruas, câmara na mão e steadicam
  • Movimentos de lente: zoom, correção de foco, combinações
  • Movimentos em quadro
  • Câmara objetiva e subjetiva, ponto de vista e determinante
  • Tipos de corte: interno, espacial, temporal; continuidade
  • Efeitos: fades, sobreposição, fusão, cortinas, etc.
  • Efeitos computadorizados em vídeo e em cinema

3º dia: qua 09/05 - 19:30 as 23:00
EXERCÍCIO

  • 1ª Parte: Exercício coletivo com vídeo (2 grupos - 4 orientadores)
  • Decupagem e gravação de um mesmo argumento simples
  • Orientadores: Carlos Gerbase, Werner Schunemann,
  • Luciana Tomasi, Jorge Furtado
  • 2ª Parte: Avaliação dos resultados
  • Argumento do filme do curso

4º dia: qui 10/05 - 19:30 as 23:00
ARGUMENTO E ROTEIRO

  • 1ª Parte: Argumento e Roteiro: AE-4 com polígrafo, vídeo
  • Expositor: Jorge Furtado
  • Observador: Werner Schunemann
  • Idéia, storyline, argumento, roteiro
  • Adaptações literárias, etc
  • Personagens e objetivos: protagonista e antagonista
  • Ação dramática: conflito, desenvolvimento e solução
  • Apresentação dos personagens e da situação dramática
  • Unidade temporal, espacial, dramática; variações
  • Estrutura temporal: cronológica, em flash-backs, em saltos
  • Foco narrativo, histórias paralelas, convergência
  • 2ª Parte: Discussão de roteiro do filme do curso (com monitores)
  • Distribuição material escrito do Curta 3

5º dia: sex 11/05 - 19:30 as 23:00
DECUPAGEM

  • 1ª Parte: Projeção do Curta 3
  • Decupagem: AE-5 com polígrafo, vídeo
  • Expositor: Carlos Gerbase
  • Observador: José Pedro Goulart
  • Decupagem e montagem: diferenças históricas e práticas
  • Visão histórica da decupagem/montagem
  • Significado relativo de cada plano ou movimento
  • Por que cortar, quando cortar
  • Perseguição: eixo de movimento
  • Diálogo: plano e contraplano, eixo óptico
  • Mais de dois personagens: mudança, pulo e quebra de eixo
  • Plano master e insert x montagem (ou decupagem) construtiva
  • Decupagem fluida x decupagem de atração
  • 2ª Parte: Divisão em 5 grupos (com monitores)
  • (em 5 grupos) Discussão de roteiro
  • Monitores: Carlos Gerbase, Werner Schunemann, Ana Luiza Azevedo,
  • Angel Palomero, Jorge Furtado

6º dia: sab 12/05 - 14:00 as 18:00
ROTEIRIZAÇÃO 1

  • Reunião de cada grupo com seu monitor
  • Início do trabalho de roteirização do filme do curso

7º dia: dom 13/05
ROTEIRIZAÇÃO 2

  • dia livre para os grupos que quiserem continuar o trabalho de roteirização do filme do curso (sem monitores)

8º dia: seg 14/05 - 19:30 as 23:00
EQUIPE

  • 1ª Parte: Assist. de Direção: AE-6 com slides, polígrafo, planilhas
  • Expositor: Ana Luiza Azevedo
  • Observador: Angel Palomero
  • Direção de Arte: AE-7 com slides, polígrafo
  • Expositor: Fiapo Barth
  • Observador: Ana Luiza Azevedo
  • Pré-produção: divisão de funções no planejamento
  • Produção: divisão de funções no set
  • Assistência de Direção: defesa do roteiro, controle do set
  • Utilização de planilhas e claquete
  • A equipe do Assistente de Direção: Continuísta, Operador de som, Operador de vídeo, Fotógrafo de cena
  • A equipe do Diretor de Fotografia: Assistente de câmara, Eletricistas, Maquinistas
  • A equipe do Diretor de Produção: Assistentes de Produção
  • Direção de Arte: concepção plástica do filme
  • Escolha de locações, construção de cenários
  • A equipe do Diretor de Arte: Cenógrafo, Figurinista, Maquilador, Cabeleireiro, Carpinteiros
  • 2a Parte: (em 5 grupos) Divisão de funções
  • Planejamento da filmagem

9º dia: ter 15/05 - 19:30 as 23:00
PRODUÇÃO

  • 1a Parte: Projeção do Curta 4
  • Produção: AE-8 com slides, polígrafo, planilhas
  • Expositor: Monica Schmiedt
  • Observador: Luciana Tomasi
  • Montagem de um projeto
  • Orçamento: equipe, elenco, equipamento, material
  • Levantamento de recursos
  • Produtor Executivo e Diretor de Produção
  • Análise técnica de um roteiro
  • Planejamento de filmagens
  • Produção de set
  • 2ª Parte: Marcação de dias e horários de filmagem de cada grupo
  • (em 5 grupos) Planejamento de cada episódio (com monitores)

10º dia: qua 16/05 - 19:30 as 23:00
FOTOGRAFIA

  • 1ª Parte: Projeção do Curta 5
  • Fotografia: AE-9 com slides, polígrafo
  • Expositor: Roberto Henkin
  • Observador: Sergio Amon
  • Câmara e acessórios
  • Lentes e filtros
  • O Fotômetro
  • Composição, cor, enquadramento
  • Conceitos fundamentais de iluminação
  • Tipos de fontes luminosas, utilizações
  • Iluminação com luz natural
  • 2a Parte: Iluminação e filmagem de um plano (Orientação específica)

11º dia: qui 17/05 - 19:30 as 23:00
DIREÇÃO

  • 1ª Parte: Projeção do Curta 6
  • Direção: AE-10 com polígrafo, vídeo
  • Expositor: José Pedro Goulart
  • Observador: Angel Palomero
  • Coordenação da pré-produção: escolha dos elementos
  • Articulações com AssDir, DirProd, DirFoto, DirArte
  • Direção de atores
  • Direção da câmara
  • Direção do tempo e espaço cinematográficos
  • Transposição/destruição do roteiro
  • O que fica pra decidir na montagem
  • 2ª Parte: Tempo livre para roteirização (com monitores)

12º dia: sex 18/05 - 19:30 as 23:00
ROTEIRIZAÇÃO 3

  • Reunião dos grupos (com monitores) para planejamento final de roteiro, decupagem, divisão de funções, produção, locações, funcionamento de set durante a filmagem

13º ao 17º dias: sab 19/05 a qua 23/05
FILMAGEM

  • Cada grupo fará um episódio (2 a 3 minutos) de um curta-metragem
  • 1 grupo por dia: 8 horas de filmagem
  • Equipe: o grupo mais o seu monitor, 1 fotógrafo, 1 assistente de câmara e 2 eletricistas
  • Fotógrafos: Roberto Henkin, Sergio Amon

18º dia: qui 24/05
(Envio do material filmado para o laboratório)

  • Dia livre

19º dia: sex 25/05 - 19:30 as 23:00
MONTAGEM E SOM

  • 1a Parte: Projeção do Curta 7
  • Montagem: AE-11 com polígrafo, vídeo, slides
  • Expositor: Giba Assis Brasil
  • Observador: Jorge Furtado
  • 2ª Parte: Som: AE-12 com vídeo
  • Expositor: José Pedro Goulart
  • Observador: Carlos Gerbase
  • Conceito de montagem: único processo original do cinema
  • Elementos: ordenação (narrativa), escolha (ênfase), duração (ritmo), corte (fluência)
  • Princípios de ritmo
  • Raccord, pontos de corte
  • O que não dá pra prever na decupagem
  • Equipamento: Mesa de montagem, ilha de edição, coladeira
  • Fases: Desmontagem, Ordenação, Escolha, Montagem
  • Histórico do uso do som no cinema
  • Dublagem e som direto
  • Uso prático e uso expressivo
  • Edição de som e montagem
  • Marcação de dias e horários de montagem e sonorização (monitores presentes)
  • Prazo final para definição de créditos do filme

20º e 21º dias: sab 26/05 e dom 27/05
(Execução e Filmagem dos créditos)

  • Dias livres

22o dia: seg 28/05 - 19:30 as 23:00
FINALIZAÇÃO

  • 1ª Parte: Projeção do copião
  • Avaliação dos resultados (com monitores)
  • Planejamento da montagem
  • 2a Parte: Finalização: AE-13 com slides
  • Expositor: Giba Assis Brasil
  • Observador: Monica Schmiedt
  • Transcrição magnética
  • Trabalho com várias pistas de som
  • Mixagem e transcrição óptica
  • Marcação de luz
  • Copiagem

23º ao 28º dia: ter 29/05 a sab 02/06
MONTAGEM

  • 1 grupo por dia: 8 horas de montagem
  • Planejamento da sonorização
  • Equipe: o grupo mais o seu monitor e 1 montador
  • Montador: Giba Assis Brasil

24º ao 30º dia: qua 30/05 a ter 05/06
SONORIZAÇÃO

  • 1 ou 2 grupos por dia: 3 horas de gravação
  • Equipe: o grupo mais o seu monitor

31º dia: qua 06/06 - 19:30 as 23:00
ANÁLISE DA MONTAGEM

  • (Envio dos sons gravados para transcrição magnética)
  • Projeção do copião montado
  • Avaliação dos resultados (com monitores)
  • Planejamento da edição de som
  • Marcação de dias e horários para edição de som de cada grupo

32º dia: qui 07/06

  • Dia livre

33º ao 37º dia: sex 08/06 a ter 12/06
EDIÇÃO DE SOM

  • 1 grupo por dia: 8 horas de edição de som
  • Equipe: o grupo mais o seu monitor e 1 editor
  • Editor: Giba Assis Brasil

38º dia: qua 13/06
(Viagem a São Paulo, Mixagem, Transcrição óptica, entrega do copião montado e óptico para revelar no laboratório)

  • Dia livre

39º dia: qui 14/06
(Revelação do óptico, montagem do negativo)

  • Dia livre

40º dia: sex 15/06
(Marcação de luz, primeira cópia)

  • Dia livre

43º dia: seg 18/06 - 19:30 as 23:00
CONCLUSÃO

  • Projeção da primeira cópia
  • Avaliação geral do curso e dos filmes (todos presentes)
  • Entrega dos certificados de conclusão do curso

ALUNOS

  • Adriana Gomes
  • Alvaro Fraga
  • Alvaro Opperman
  • André Gustavo de Oliveira
  • Angela Rafaela Grandi
  • Arines Ibias
  • Beto Costa Souza
  • Carlida Emerim
  • Cid Costa
  • Cristiano Wiggers
  • Daniel Bramatti
  • Denise Adams
  • Denise Zelmanovitz
  • Diego Romero de Godoy
  • Duda Haussen
  • Eduardo Peixoto
  • Fabiano Homem del Rey
  • Fernanda Martins Costa
  • Flavio Gonçalves
  • Francisco Carlos Ribeiro
  • Gerson Andrade
  • Gerson Machado
  • Inara Zanuzzi
  • Isabel Miotto Juchem
  • José Tachenco
  • Leo Henkin
  • Leopoldo Plentz
  • Luciano Leonardo
  • Luis Alberto Kley
  • Luis Reni Coutinho Marques
  • Luiz Paulo Vasconcellos
  • Magda Rosi Ruschel
  • Marcela Rabello
  • Marcio Pinheiro
  • Marcos Freitas
  • Maria Amélia Mamede
  • Marília Costa Mattos
  • Mauro Dorfman
  • Melina Paiva Coronel
  • Moacyr Aquistapace Neto
  • Mylena Fiori
  • Norton Simões
  • Patrícia Flesch da Silva
  • Paula Lordello
  • Pedro Serra
  • Plinio Assis Brasil Neto
  • Rafael Ferretti
  • Roberta Maestri
  • Roberto Bechstedt
  • Samara Gonzaga
  • Sheron Neves
  • Sidnei Antonioli
  • Tatiana Mora Kuplich
  • Tilmo Albuquerque
  • Vera Elizabeth da Costa
  • Vera Lúcia Senott
  • Vitor Knijnik