Em defesa da Wikipédia

por Giba Assis Brasil
em 01 de setembro de 2017

(mensagem para Lordsir Peninha em 01/09/2007)

Sobre o funcionamento da Wikipédia, existe muita informação equivocada. Na verdade, a Wikipédia é totalmente, completamente aberta - tanto para inclusões quanto para eliminações.

Claro que qualquer pessoa pode achar que a Wikipédia é um espaço para “novas formas de divulgação” ou para “testar uma nova estratégia de pré-venda”. Mas eu também tenho o direito de achar que não, que a Wikipédia não pode estar vinculada a nenhum interesse comercial, seja de grandes empresas, seja de produtores independentes. Eu posso achar, e qualquer um pode discordar, que o único objetivo de uma enciclopédia é reunir informações. Assim como eu, todos os que participam ativamente da Wikipédia têm o direito de ter a sua opinião e de tentar fazer com que ela se torne majoritária.

Não é verdade que os tais artigos [que tu comentaste] tenham sido excluídos “pelo comitê de administradores”. Isso não existe. Funciona assim: (1) Alguém (que não precisa ser administrador) vê um artigo que ele acha que não devia estar na Wikipédia e coloca em votação. (2) Outros usuários (que também não precisam ser administradores) entram e votam, a favor ou contra. Todo mundo pode ter o mesmo direito a voto, basta estar cadastrado na Wikipéida há pelo menos 6 meses e ter feito pelo menos 100 edições. (Eu já fiz quase 3 mil, e tenho o mesmo direito a voto de um cara que fez 50 mil e outro que fez 101.) (3) Se, depois de uma semana, houver maioria de 2/3 pela eliminação, aí sim entra em cena um administrador, que elimina o artigo.

Eu participo de votações como essas toda semana. Tem de tudo: obscenidades (gente que cria um artigo só pra escrever um monte de bobagem), vaidade (gente que cria um artigo sobre si próprio e fala maravilhas sobre o seu currículo), propaganda (gente que quer vender livros, CDs, shows ou qualquer outra coisa). A maioria desses artigos termina sendo eliminada. Em alguns casos, alguém convence a maioria dos votantes que o artigo é relevante, ou modifica o texto de forma a que ele fique relevante.

Isso, pra mim, é democracia. Se não houvesse nenhuma maneira de eliminar artigos, tenho a impressão de que a Wikipédia se tornaria, muito rapidamente, um monte de lixo. Eu posso estar enganado. Mas quem acha que a Wikipédia é a mesma coisa que o Orkut certamente está mais enganado que eu.